MORTE DE MACHADO DE ASSIS


NOME: Joaquim Maria Machado de Assis (69 anos) 
QUEM FOI: Escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Sua instrução veio por conta própria, devido ao interesse que tinha em todos os tipos de leitura. Graças a seu talento e a uma enorme força de vontade, superou todas essas dificuldades e tornou-se em um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos. Entre os seis e os 14 anos, Machado perdeu sua única irmã, a mãe e o pai. Aos 16 anos empregou-se como aprendiz numa tipografia e publicou os primeiros versos no jornal "A Marmota". Em 1860, foi convidado por Quintino Bocaiúva para colaborar no "Diário do Rio de Janeiro". Datam dessa década quase todas as suas comédias teatrais e o livro de poemas "Crisálidas".
NASCIMENTO: 21 de junho de 1839 - Rio de Janeiro, Brasil.
MORTE: 29 de setembro de 1908 - Rio de Janeiro, Brasil.
CAUSA DA MORTE: Câncer na boca.
OBS: Sua certidão de óbito relata que morrera de arteriosclerose generalizada, incluindo esclerose cerebral, o que, para alguns, figura questionável pelo motivo de mostrar-se lúcido nas últimas cartas já relatadas. Atualmente pesquisadores acreditam no câncer de boca, já que o escritor tinha uma úlcera cancerígena na boca. Machado de Assis morreu tranquilamente rodeado de amigos.
Foi decretado luto oficial no Rio de Janeiro e seu enterro, acompanhado por uma multidão, atesta a fama alcançada pelo autor.