MORTE DE GEORGES SEURAT


NOME: Georges-Pierre Seurat (31 anos) 
QUEM FOI: Pintor francês e pioneiro do movimento Pontilhista, também chamado Divisionismo. Nascido num meio burguês; seu pai, um funcionário público, era um homem solitário e esta característica seria herdada por Seurat. Em 1877, ingressou na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, onde visitaria frequentemente o Museu do Louvre, desde Jean-Auguste-Dominique Ingres e sofreria fortes influências de Rembrandt; Francisco Goya e de Puvis de Chavannes. Seus estudos seriam interrompidos por um ano por motivos de serviço militar na base de Brest - uma cidade do oeste francês—onde fez numerosos esboços de barcos, de praias e do mar. De volta a Paris, em 1880, Seurat se torna Mirrestro, inspirado pela obra de Michel Eugène Chevreul: A lei do contraste simultâneo das cores. A técnica do pontilhismo utilizada por Seurat deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. Tal como Mondrian e Leonardo da Vinci, Seurat também recorreu à técnica da simetria dinâmica usando rectângulos de ouro nas suas pinturas. 
NASCIMENTO: 2 de dezembro de 1859 - Paris, França. 
MORTE: 29 de março de 1891 - Paris, França 
CAUSA DA MORTE: Suposta difteria. 
OBS: A causa da morte de Seurat é incerta, e tem sido atribuída a uma forma de meningite, pneumonia, angina infecciosa e / ou (mais provavelmente) difteria. Seu filho morreu duas semanas depois da mesma doença. Seu último trabalho ambicioso, The Circus, foi deixada inacabada na época de sua morte. 



DIFTERIA é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae. é transmitida por meio de gotículas respiratórias (como aquelas produzidas pela tosse ou espirro) de um indivíduo infectado ou alguém portador da bactéria, mas que não apresenta sintomas. A difteria também pode ser transmitida por objetos ou alimentos contaminados (como leite contaminado).