MORTE DE D. MARIA II DE PORTUGAL

 

NOME: Maria da Glória Joana Carlota Leopoldina da Cruz Francisca Xavier de Paula Isidora Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança (34 anos) 
QUEM FOI: Rainha de Portugal de 1826 a 1853. Era filha do Rei D. Pedro IV de Portugal (Imperador do Brasil como D. Pedro I) e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria. Foi cognominada de A Educadora ou A Boa Mãe, em virtude da aprimorada educação que dispensou ao seus muitos filhos. Foi a 31ª Rainha de Portugal e dos Algarves quando da abdicação do pai, de 1826 a 1828, e de 1834 a 1853. Teve 11 filhos com D. Fernando  Saxe-Coburgo-Gotha.  Com o tempo e com a sucessão de partos, a rainha foi perdendo a elegância e adquirindo obesidade, o que foi necessário mandar construir uma cadeira adequada a seu porte para as sessões da Assembleia, em S. Bento.
NASCIMENTO: 4 de abril de 1819 - Rio de Janeiro, Brasil.
MORTE: 15 de novembro de 1853 - Lisboa, Portugal.
CAUSA DA MORTE: Complicações do parto.
OBS: D. Maria começou a sentir as dores do último parto às 21:30min de 14 de novembro, arrastando-se por longas 12 horas. As dificuldades do parto levaram os médicos a fazer uma cirurgia para retirar o bebê, que foi batizado antes mesmo de nascer; logo depois D. Maria, exausta, faleceu, possivelmente de uma parada cardíaca. Seu corpo jaz no Panteão dos Bragança, no mosteiro de São Vicente de Fora em Lisboa.