MOTE DE TANCREDO NEVES



NOME: Tancredo de Almeida Neves (75 anos) 
QUEM FOI: Advogado, empresário e político brasileiro, tendo sido primeiro-ministro de 1961 a 1962, ministro da Justiça e Negócios Interiores de 1953 a 1954, ministro da Fazenda em 1962, e governador do estado de Minas Gerais de 1983 a 1984. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, ingressando na política pelo Partido Progressista (PP), pelo qual foi eleito vereador em São João del-Rei em 1935, cargo que exerceu até 1937. Foi nomeado primeiro-ministro com a instauração do regime parlamentarista, logo após a renúncia do presidente Jânio Quadros. Ocupou o cargo de 1961 a 1962. No ano seguinte, voltou a ser eleito deputado federal. Em 1984, Tancredo aceitou o desafio de se candidatar à Presidência da República, com o apoio de Ulysses Guimarães. Em 15 de janeiro de 1985 foi eleito presidente do Brasil pelo voto indireto de um colégio eleitoral, mas adoeceu gravemente, em 14 de março do mesmo ano, véspera da posse, morrendo 39 dias depois, sem ter sido empossado, tendo sido vítima, oficialmente, de diverticulite.
NASCIMENTO: 4 de março de 1910 - São João del-Rei, MG, Brasil. 
MORTE: 21 de abril de 1985 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Suposta diverticulite. 
OBS: Tancredo havia se submetido a uma agenda de campanha bastante extenuante, articulando apoios do Congresso Nacional e dos governadores estaduais e viajando ao exterior na qualidade de presidente eleito da República. Tancredo vinha sofrendo de fortes dores abdominais durante os dias que antecederam a posse. Porém, a sua saúde não resistiu e, na véspera da posse, adoeceu com fortes e repetidas dores abdominais durante uma cerimônia religiosa em Brasília. Foi, às pressas, internado no Hospital de Base de Brasília. A versão oficial informava que fora vítima de uma diverticulite, mas apurações posteriores indicaram que se tratava de um tumor benigno. Existem também as teorias de assassinato por envenenamento.

DIVRTICULITE é uma inflamação dos divertículos presentes no intestino grosso. 95% dos diverticulos encontram-se no cólon sigmoide. Os divertículos são saculações que surgem na parede do intestino grosso no decorrer da vida, devido principalmente a pressão exercida pelo conteúdo intestinal contra esta parede. Quando há a obstrução de algum divertículo por fezes ou alimentos não digeridos, inicia-se um processo inflamatório no divertículo, que em seguida evolui para um processo infeccioso, o que se denomina diverticulite.