Você gosta de IMAGENS HISTÓRICAS? Conhece o mais completo acervo desse tipo de arquivo da internet brasileira? www.FOTONAHISTORIA.blogspot.com

MORTE DE HELENO DE FREITAS


NOME: Heleno de Freitas (39 anos) 
QUEM FOI: Jogador de futebol brasileiro, considerado o primeiro "craque problema" do futebol brasileiro. Heleno era homem de boa aparência, mas quase intratável. Depois de onze anos jogando futebol, entrou para a história como um dos maiores craques do futebol sul-americano. Dono de um gênio intempestivo, que muitas vezes o fazia ser expulso de campo e lhe trazia muitos inimigos, Heleno de Freitas, apelidado do "Gilda" por seus amigos do Clube dos Cafajestes e pela torcida do Fluminense, por seu temperamento e por este ser o nome de uma personagem da atriz estadunidense Rita Hayworth em filme de mesmo nome, foi o símbolo de um Botafogo guerreiro, que nunca se dava por vencido. Fez 18 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol marcando quinze gols.
NASCIMENTO: 12 de fevereiro de 1920 - São João Nepomuceno, MG, Brasil.
MORTE: 8 de novembro de 1959 - Barbacena, MG, Brasil.
CAUSA DA MORTE: Sífilis.
OBS: A sífilis afetou o cérebro de Heleno e ele terminou falecendo no sanatório de Barbacena, onde se internou seis anos antes, em 1953, com apoio da família.



Trecho do documentário Botafogo - A estrela gloriosa exibido pela ESPN Brasil em 2004 pelo centenário do Botafogo de Futebol e Regatas.