Você gosta de IMAGENS HISTÓRICAS? Experimente o Facebook @capsulahistorica, ou o blog: www.FOTONAHISTORIA.blogspot.com

MORTE DE TICIANO


NOME: Ticiano Vecellio (c. 86 anos) 
QUEM FOI: Pintor italiano. Um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien.
NASCIMENTO: c. 1490 - Pieve di Cadore, Itália.
MORTE: 27 de agosto de 1576 - Veneza, Itália.
CAUSA DA MORTE: Peste negra.
OBS: Enterrado na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, foi a única vítima da peste negra a ser sepultada numa igreja, e repousa perto de sua Madona de Ca'Pesaro. Seu filho morreu da mesma epidemia e ladrões saquearam sua casa, aproveitando a desordem da época.


PESTE NEGRA é a designação pela qual ficou conhecida, durante a Baixa Idade Média, a pandemia (epidemia de doença infecciosa) e peste bubônica que assolou a Europa durante o século XIV e dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas. A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, transmitida ao ser humano através das pulgas dos ratos-pretos (Rattus rattus) ou outros roedores. Os surtos de peste bubônica têm origem em determinados focos geográficos onde a bactéria permanece de forma endêmica, como no sopé dos Himalaias e na região dos Grandes Lagos Africanos.