MORTE DE JESUS CRISTO


NOME: Yeshua ben Yossef (c.33 anos) 
QUEM FOI: Figura central do Cristianismo. Para a maioria dos cristãos, Jesus é Cristo é a encarnação de Deus ou o "Filho de Deus", que teria sido enviado à Terra para salvar a humanidade. Acreditam que foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos e ressuscitou no terceiro dia (na Páscoa).
NASCIMENTO:  c. 4 a.C. - Nazaré, Israel*.
MORTE:  c. 29 - Jerusalém, Judeia.
CAUSA DA MORTE: Asfixia e choque hipovolêmico.
OBS: Baseando-se em relatos do Novo Testamento, especialistas forenses fizeram um estudo relativamente novo sobre as circunstâncias de sua morte. Aos 33 anos de idade, Jesus foi flagelado com um açoite cravejado com pontas de ferro, sofrendo lacerações muito profundas. Esses ferimentos causaram grande perda de sangue - quase um quinto do volume total, resultando, na condição conhecida como choque hipovolêmico. Depois de ser forçado a carregar a trave do crucifixo de madeira, o que lhe causou ainda mais perda de sangue, pregos de 2,5cm de diâmetro foram martelados em seus pulsos, fixando-os a essas traves - que foi, então, presa à parte vertical do crucifixo. Seus pés foram presos à haste vertical, com os cravos provavelmente atravessando os peitos dos pés, de modo que a sola dos pés ficasse encostadas na madeira. O fato de ser pendurado dessa maneira causou-lhe sofrimento respiratório crítico.


CHOQUE HIPOVOLÊMICO é uma forma de choque; uma condição onde o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido a perda de sangue e falta de nutrientes aos orgãos nobres, distúrbio circulatório ou volume sangüíneo inadequado.
A perda de aproximadamente um quinto do volume sangüíneo normal, por qualquer causa, pode causar choque hipovolêmico. Isto inclui sangramento do intestino ou estômago, outros sangramentos internos, sangramentos externos (por cortes ou lesões) ou perda de volume sangüíneo e líquidos do corpo (como pode ocorrer com diarréia, vômitos, obstrução intestinal, inflamações, queimaduras e outros).



*As informações sobre data e local de nascimento, se baseiam nas pesquisas e Barth D. Ehrman, o maior conhecedor vivo das escrituras antigas.