MORTE DE D. PEDRO I DO BRASIL


NOME: Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon (35 anos) 
QUEM FOI: Primeiro imperador e também o primeiro chefe de Estado e de governo do Brasil (de 1822 a 1831), além de ter sido o 28º Rei de Portugal (como D. Pedro IV - (durante sete dias de 1826), e, portanto, também por sete dias de 1826, o soberano do império ultramarino português. Tendo proclamado a independência do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1822, bem como fundado o Império do Brasil nesse mesmo ano.
NASCIMENTO: 12 de outubro de 1798 - Queluz, Portugal.
MORTE: 24 de setembro de 1834 - Queluz, Portugal.
CAUSA DA MORTE: Tuberculose.
OBS: Foi sepultado no Panteão dos Braganças, na Igreja de São Vicente de Fora em Lisboa. O seu coração foi doado, por decisão testamentária, à Igreja da Lapa, no Porto, onde se encontra conservado, como relíquia, num mausoléu na capela-mor da igreja, ao lado do Evangelho. Em 1972, no sesquicentenário da Independência, seus despojos foram trasladados do panteão de São Vicente de Fora para a cripta do Monumento à Independência, localizado no Museu do Ipiranga em São Paulo, Brasil.