MORTE DE JEAN-PAUL SARTRE


NOME: Jean-Paul Charles Aymard Sartre (74 anos)
QUEM FOI: Filósofo, escritor e crítico francês, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra. Repeliu as distinções e as funções oficiais e, por estes motivos, se recusou a receber o Nobel de Literatura de 1964. Sua filosofia dizia que no caso humano (e só no caso humano) a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência.
NASCIMENTO: 21 de Junho de 1905 - Paris, França.
MORTE: 15 de Abril de 1980 - Paris, França.
CAUSA DA MORTE: Edema pulmonar. 
OBS: Faleceu no hospital Broussais, em Paris. No dia do sepultamento dele no cemitério de Montaparnasse uma multidão de mais de 50 mil parisienses foram prestar as derradeiras homenagens


EDEMA PULMONAR é o inchaço e/ou acúmulo de fluidos nos pulmões. Edema pulmonar ocasiona prejuízo nas tocas gasosas e pode causar insuficiência respiratória. Ele é devido ou à incapacidade do coração remover fluidos da circulação no pulmão (edema pulmonar cardiogênico), ou lesão ao parênquima pulmonar edema pulmonar não-cardiogênico.