EXPERIMENTE O INSTAGRAM E FANPAGE @CAPSULAHISTORICA

MORTE DE FRANZ SCHUBERT


NOME: Franz Peter Schubert (31 anos)
QUEM FOI: Compositor austríaco do fim da era clássica, com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo. Escreveu cerca de seiscentas canções, bem como óperas, sinfonias, incluindo a "Sinfonia Incompleta", sonatas entre outros trabalhos. Não houve grande reconhecimento público da sua obra durante sua curta vida; teve sempre dificuldade em assegurar um emprego permanente, vivendo muitas vezes à custa de amigos e do trabalho que o pai lhe dava. Morreu sem quaisquer recursos financeiros com a idade de 31 anos. Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.
NASCIMENTO: 31 de janeiro de 1797 - Himmelpfortgrund, Áustria.
MORTE: 19 de novembro de 1828 - Viena, Áustria.
CAUSA DA MORTE: Febre tifóide devida a sífilis.
OBS: Seu corpo está sepultado no cemitério de Währinger, perto da de Ludwig van Beethoven, compositor que venerou em vida.

FEBRE TIFÓIDE uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Salmonella typhi. Caracteriza-se por febre prolongada, alterações do trânsito intestinal, aumento de vísceras como o fígado e o baço e, se não tratada, confusão mental progressiva, podendo levar ao óbito. A transmissão ocorre principalmente através da ingestão de água e de alimentos contaminados. A doença tem distribuição mundial, sendo mais freqüente nos países em desenvolvimento, onde as condições de saneamento básico são inexistentes ou inadequadas. A febre tifóide é uma doença distinta e não relacionada com o Tifo.