MORTE DE CRISTÓVÃO COLOMBO


NOME: Cristóvão Colombo (55 anos)
QUEM FOI: Navegador, cartógrafo e explorador europeu, responsável por liderar a frota que alcançou o continente americano em 12 de outubro de 1492, sob as ordens dos Reis Católicos de Espanha, no chamado descobrimento da América. Sua origem ainda é discutida pelos historiadores. Alguns defendem a ideia de que Colombo seria um genovês, enquanto outros defendem a ideia de que ele seria português. De 1470 a 1476, Colombo conheceu as mais importantes rotas comerciais do Mediterrâneo, trabalhou como corsário, para então se estabelecer em Lisboa, país no qual permaneceu por dez anos.
NASCIMENTO: 1451 - República de Génova, Itália
MORTE: 20 de Maio de 1506 - Valladolid, Espanha
CAUSA DA MORTE: Síndrome de Reiter.
OBS: Em 1504 retorna a Espanha, onde não é bem recebido pelos Reis, devido a intrigas. Morreu em seguida, sem ter recebido o que lhe era de direito, segundo o acordo assinado. Ao morrer, ainda acreditava ter chegado às Índias.


SÍNDROME DE REITER  ou artrite reativa é uma doença reumática com tendência a cronicidade. Normalmente, causada por infecção por Clamidya ou Salmonella. Os sintomas mais freqüentes são: inflamação em várias articulações, principalmente a sacro-ilíaco e grandes articulações, conjuntivite e outras inflamações oftalmológicas e inflamações do sistema urinário.