MORTE DE CHRISTOPHER REEVE


NOME:  Christopher D'Olier Reeve (52 anos) 
QUEM FOI: Ator norte-americano. Seu papel mais famoso foi como o Super-Homem, numa série de quatro filmes. Após sofrer um acidente a cavalo, passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco.
NASCIMENTO: 25 de setembro de 1952 - Nova York, EUA. 
MORTE: 10 de outubro de 2004 - Mount Kisco, EUA.
CAUSA DA MORTE: Infarto do miocárdio devido a escara.
OBS: Reeve, que ficou tetraplégico em 1995 ao cair de um cavalo. Morreu no Hospital Northern Westchester de Nova York, depois de ter entrado em coma. Ele sofreu um ataque cardíaco em casa enquanto era atendido por causa de um problema de escara. "A ferida estava gravemente infectada. Reeve entrou no Hospital Northern Westchester no sábado e não voltou a recuperar a consciência. Sua família esteve a seu lado no momento de sua morte".
ESCARA é um termo antigo, sendo usado atualmente para descrever a necrose escura que recobre a úlcera por pressão, assim conhecida atualmente. É provocada por pressão local permanente, geralmente nas proeminências ósseas resultando em danos nos tecidos subcutâneo, músculos, articulações e ossos, causando a morte dos tecidos (necrose).
É um problema frequente em pessoas com lesão medular pois a falta de sensibilidade e controle de parte do corpo favorece a manutenção da mesma posição por muitas horas e a própria cadeira de rodas faz pressão sobre o corpo. Também comum na diabetes especialmente nos que forem obesos, nas idades avançadas e nos sedentários.