MORTE DE ROSSINI



NOME: Gioacchino Antoni Rossini (76 anos)
QUEM FOI: Compositor erudito italiano, muito popular em seu tempo, que criou 39 óperas, assim como diversos trabalhos para música sacra e música de câmara. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão"O Barbeiro de Sevilha", "A Cinderela" e ("Guilherme Tell".
NASCIMENTO: 29 de fevereiro de 1792 [quarta-feira] - Pesaro, Itália.
MORTE: 13 de novembro de 1868 [sexta-feira] - Paris, França.
CAUSA DA MORTE: Parada cardíaca devida a pleurisia.
OBS.: Rossno sofreu uma parada cardíaca em sua casa de campo em Passy, numa sexta-feira 13. Depois de sofrer uma pleurisia e ficar os últimos 15 dias com as pernas inchadas e catarro crônico. Por causa da pleurisia, foi necessário fazer uma fístula. Foi sepultado no cemitério Père Lachaise, em Paris, França. Em 1887, os seus restos mortais foram transferidos para a Basílica da Santa Cruz, em Florença, onde agora repousam.


PLEUSISIA ou PLEURITE é uma inflamação das pleuras pulmonares (parietal e visceral) que pode ser seca ou com aumento do líquido pleural (derrame pleural). Caso este esteja infectado, é conhecido como empiema.A doença ocorre quando um agente, geralmente um vírus ou bactéria, irrita a pleura (a dupla membrana serosa que envolve os pulmões) causando uma inflamação. Existem dois tipos :  
  • pleurisia seca, quando não há uma quantidade anormal de fluido na cavidade pleural; 
  • pleurisia líquida, quando a inflamação é acompanhada de saída de liquido de dentro da cavidade pleural (derrame pleural).