MORTE DE FRANZ LISZT


NOME: Liszt Ferencz (74 anos)
QUEM FOI: Compositor e pianista húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento. Hoje, ele é considerado alemão por algumas pessoas, mas quando perguntado sobre sua nacionalidade, Liszt sempre respondia com orgulho que era húngaro, mesmo sem sequer falar a língua; durante toda sua vida usou seu passaporte húngaro para viajar. Este fato fez com que ainda hoje a maioria pense que ele era completamente húngaro.
NASCIMENTO: 22 de outubro de 1811 - Raiding, Hungria.
MORTE: 31 de julho de 1886 - Bayreuth, Baviera.
CAUSA DA MORTE: Colapso cardíaco.
OBS.: No fim da vida estava também com pneumonia dupla e extremamente magro. Contraiu uma cegueira parcial e hidropsia e não resistiu ao colapso cardíaco em 31 de julho.

HIDROPSIA é o acúmulo anormal de fluido sob a pele ou em cavidades do corpo. Pode resultar em distúrbios cardíacos em que a circulação se torna muito lenta e, portanto, incapaz de manter os líquidos corpóreo em circulação. Outra causa comum é a insuficiência dos rins na remoção de resíduos e de excessos aquosos do sangue.