MORTE DE MODIGLIANI


NOME: Amedeo Clemente Modigliani (35 anos) 
QUEM FOI: Pintor e artista plástico italiano. Nascido em uma próspera família judaica, estudou em Veneza e Florença, antes de se fixar em Paris, em 1906. Casou-se com uma pintora de 17 anos, Jeanne Hebuterne, que, grávida, se matou no dia em que Modigliani foi enterrado (se jogou do quinto andar). Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas. Ao fixar-se em Montmartre, em 1906, Modigliani não trava relações com os principais artistas que ali viviam, nem mesmo com Picasso, que já se tornara famoso. A companhia frequente de Modigliani, nessa fase, é Maurice Utrillo, que o inicia no hábito das bebidas e drogas, que lhe arruinariam a saúde. 
NASCIMENTO: 12 de julho de 1884 - Livorno, Itália. 
MORTE: 24 de janeiro de 1920 - Paris, França. 
CAUSA DA MORTE: Meningite tuberculosa.  
OBS: Na infância, Modigliani sofreu de diversas doenças graves - pleurisia, tifo e tuberculose, que comprometeram sua saúde pelo resto da vida e cujo tratamento forçava-o a constantes viagens, até sua mudança definitiva para Paris, em 1906. Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool e drogas. Foi sepultado no famoso Cemitério do Père-Lachaise, em Paris.


MENINGITE TUBERCULOSA é uma das formas graves de tuberculose e corresponde a 5% das formas extrapulmonares dessa doença. A transmissão ocorre, principalmente, por via aérea: os bacilos penetram com o ar inspirado e vão atingir as porções mais periféricas do pulmão. Os casos de tuberculose pulmonar com baciloscopia de escarro positivo constituem a principal fonte de infecção, pois os indivíduos doentes eliminam grande número de bacilos, podendo provocar infecção dos contactantes, com maior probabilidade de desenvolvimento de formas graves da doença, como a meningite.