MORTE DE MÁRCIO THOMAZ BASTOS

 

NOME: Márcio Thomaz Bastos (79 anos) 
QUEM FOI: Advogado criminalista brasileiro. Foi ministro da Justiça do Brasil durante o primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva e durante três meses do segundo, entre 2003 e 2007. Participou de seu primeiro júri em 1957, ainda na condição de solicitador acadêmico. Entre defesas e acusações, ao longo deste tempo, trabalhou em quase 1000 julgamentos perante o Tribunal do Júri, quase sempre defendendo gratuitamente acusados que não tinham condições de arcar com honorários advocatícios. Advogado exclusivamente de direito criminal, Márcio Thomaz Bastos atuou ao lado do Eliseu Buchmeier na acusação dos assassinos de Chico Mendes. Foi fundador e chefe de um dos mais respeitados escritórios de advocacia criminal do país, no qual atuou até 2003, quando tornou-se ministro da Justiça, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Teve como sócios, até assumir a pasta ministerial, os advogados Sônia Cochrane Ráo, Dora Cavalcanti Cordani e Luiz Fernando Pacheco. 
NASCIMENTO: 30 de julho de 1935 - Cruzeiro, SP, Brasil. 
MORTE: 20 de novembro de 2014 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Problemas pulmonares (Fibrose pulmonar). 
OBS: Márcio estava internado no hospital Sírio-Libanês,em São Paulo, para tratamento de problema do pulmão. O boletim médico apontou "descompensação de fibrose pulmonar". 



FIBROSE PULMONAR é uma doença respiratória crônica e progressiva caracterizada pela formação de excessivo tecido conectivo (fibrose), engrossando as paredes dos tecidos pulmonares. Ocorre quando o tecido pulmonar é danificado e forma cicatrizes, endurecendo e prejudicando a elasticidade e troca gasosa. É mais comum depois dos 55 anos, um pouco mais frequente em homens e frequentemente causado por exposição prolongada a gases tóxicos e poeira inorgânica no ambiente de trabalho.

MORTE DE MIKE NICHOLS


NOME: Mike Nichols (83 anos) 
QUEM FOI: Cineasta alemão naturalizado norte-americano. Mike Nichols deixou a sua cidade no ano de 1939, juntamente com sua família, devido à Segunda Guerra Mundial. É uma das poucas pessoas do meio do cinema que ganhou prêmios nas quatro mais importantes premiações do showbizz americano: Óscar, Emmy, Grammy e Tony. Apenas Audrey Hepburn, Barbra Streisand, Mel Brooks e Rita Moreno também conseguiram tal feito. Ele começou sua carreira nos anos de 1950. Em 1968 ele ganhou o Oscar de Melhor Diretor pelo o filme The Graduate. Dentre seus outros filmes destacam-se Quem Tem Medo de Virginia Woolf?, Carnal Knowledge, Working Girl, a minissérie de televisão Angels in America. Ele também foi produtor de produções teatrais. 
NASCIMENTO: 6 de novembro de 1931 - Berlim, Alemanha. 
MORTE: 20 de novembro de 2014 - Nova York, EUA. 
CAUSA DA MORTE: Infarto do miocárdio. 
OBS: A morte foi anunciada em nota assinada pelo presidente da ABC News, James Goldston. Nichols era casado com Diane Sawyer, apresentadora do jornal.

MORTE DE ROBERTO BOLAÑOS


NOME: Roberto Gómez Bolaños (85 anos) 
QUEM FOI: Ator, escritor, comediante, dramaturgo, compositor e diretor de televisão mexicano. Ficou conhecido mundialmente pela criação das séries televisivas El Chavo del Ocho (Chaves aqui no Brasil) e Chapolin Colorado, e com o Programa Chespirito que ganhou o título de o programa número 1 da televisão humorística, as quais lhe trouxeram grande prestígio e garantiram-lhe o reconhecimento como um dos escritores comediantes mais respeitados do mundo. Era sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979). Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a simpatia de Roberto Gómez Bolaños e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilla, Horacio Gómez Bolaños e María Antonieta de las Nieves, que também encontraram a fama internacional. Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995. Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños casou-se com ela, no dia 19 de novembro de 2004, e comemorou com uma grande festa num restaurante da Cidade do México. Ele teve 6 filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda, por ter feito uma vasectomia. 
NASCIMENTO: 21 de fevereiro de 1929 - Cidade do México, México. 
MORTE: 28 de novembro de 2014 - Cancún, México. 
CAUSA DA MORTE: Parada cardíaca devida a insuficiência respiratória.
OBS: O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos (foi fumante por 40 anos) e tinha mobilidade reduzida.

MORTE DE J.R.R. TOLKIEN


NOME: John Ronald Reuel Tolkien (81 anos) 
QUEM FOI: Premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor das obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.4 Em 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das suas mundialmente famosas obras como “O Hobbit”, “O Senhor dos Anéis” e “O Silmarillion”, esta última, sua maior paixão, postumamente publicada, que é considerada a sua principal obra, embora não a mais famosa.
NASCIMENTO: 3 de janeiro de 1892 - Bloemfontein, África do Sul.  
MORTE: 2 de setembro de 1973 - Bournemouth, Inglaterra. 
CAUSA DA MORTE: Complicações de uma úlcera. 
OBS: Aos 81 anos de idade, então, nas primeiras horas do domingo de 2 de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien faleceu na Inglaterra. Sepultado junto com a esposa, no Cemitério de Wolvercote, no túmulo feito de granito da Cornualha.

MORTE DE ABID JATENE


NOME: Adib Domingos Jatene (85 anos) 
QUEM FOI: Médico (cirurgião torácico), professor universitário, inventor e cientista brasileiro. Um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no Brasil. Filho de imigrantes árabes, formou-se em medicina na Universidade de São Paulo, onde viria se tornar depois, professor. Conhecido e respeitado internacionalmente, além das dezenas de inovações no meio médico, como o inventor de uma cirurgia do coração, que leva seu nome, para tratamento da transposição das grandes artérias em récem-nascidos, e do primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas. Quando criança, a família se mudou para Uberaba, em Minas Gerais, e, depois, para São Paulo. Na capital paulista, estudou na Universidade de São Paulo (USP), formando-se aos 23 anos pela Faculdade de Medicina. A residência e pós-graduação foram feitas no Hospital das Clínicas da mesma faculdade, sob a orientação do professor Euríclides de Jesus Zerbini (1912-1993), pioneiro dos transplantes de coração no país. Com mais de 20 mil cirurgias no currículo, se destacou também por ter sido o primeiro a realizar a cirurgia de ponte de safena no Brasil e por ter inventado aparelhos e equipamentos médicos. 
NASCIMENTO: 4 de junho de 1929 - Xapuri, AC, Brasil. 
MORTE: 14 de novembro de 2014 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Infarto agudo do miocárdio.  
OBS: Dono de uma coleção particular de quadros, com obras de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi e Tarsila do Amaral, presidiu o conselho deliberativo do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Jatene foi secretário estadual de Saúde no governo Paulo Maluf e duas vezes ministro da Saúde, durante o Governo Collor e, a última delas, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Foi membro da Academia Nacional de Medicina. Seu corpo foi velado no anfiteatro do Hospital do Coração, em São Paulo e sepultado no mesmo dia no Cemitério do Araçá.