MORTE DE CARUSO


NOME: Enrico Caruso (47 anos) 
QUEM FOI: Tenor italiano, considerado, por Luciano Pavarotti, o maior intérprete da música erudita de todos os tempos. Com vasto repertório, Caruso foi o primeiro cantor clássico a atrair grandes plateias em todo o mundo e ainda hoje figura entre os maiores intérpretes clássicos da história. Sua interpretação de Vesti la giubba, da ópera Pagliacci, foi a primeira gravação na história a vender 1 milhão de cópias. Começou a carreira em 1894, aos 21 anos de idade, na cidade natal. Recebeu as primeiras aulas de canto de Guglielmo Vergine. Atuou, entre outras óperas, na estréia de Fedora e La Fanciulla del West, do compositor italiano Giacomo Puccini. As mais famosas interpretações foram como Canio na ópera I Pagliacci, de Leoncavallo e como Radamés, em Aida, de Giuseppe Verdi. O repertório de Caruso incluía cerca de sessenta óperas, a maioria delas em italiano, embora ele tenha cantado também em francês, inglês, espanhol e latim, além do dialeto napolitano, das canções populares de sua terra natal. Cantou perto de 500 canções, que variaram das tradicionais italianas até as canções populares do momento. 
NASCIMENTO: 25 de fevereiro de 1873 - Nápoles, Itália. 
MORTE: 2 de agosto de 1921 - Nápoles, Itália. 
CAUSA DA MORTE: Suposta peritonite. 
OBS: Caruso estava com a saúde muito debilitada nos últimos anos de vida, pois era fumante inveterado e, além da obesidade, não fazia exercícios. Chegou a ser diagnosticado com pleurisia e empiema (acúmulo de pus na cavidade pleural). Devido a uma infecção nos pulmões, passou por sete cirurgias para drenar o líquido de seu peito e pulmões. Faleceu em um hotel, por volta das 9h e sua morte foi diagnosticada como peritonite. O Rei da Itália, Victor Emmanuel III, abriu a Real Basílica da Igreja de San Francesco di Paola para o funeral de Caruso, que foi assistido por milhares de pessoas. Seu corpo foi embalsamado e preservado em um sarcófago de vidro para a visitação do público, e depois finalmente selado em uma tumba de pedra ornamentada. 


PERITONITE é uma inflamação (irritação) do peritônio, o tecido fino que reveste a parede interna do abdômen e cobre a maioria dos órgãos abdominais