MORTE DE MÃE DINÁH


NOME: Benedicta Finazza (83 anos) 
QUEM FOI: Vidente brasileira. Era filha de pai italiano e bisneta pelo lado materno de tupis-guaranis, passou a infância no bairro do Paraíso, Zona Sul de São Paulo. Afirmava ter iniciado as "ações sensitivas" aos 3 anos de idade contando suas visões de fatos que aconteceriam com pessoas da família ou com amigos. Alegava ter premeditado a morte da avó, poucas horas antes de acontecer, aos 7 anos. Com 13 anos, ela começou a fazer suas primeiras sessões para colegas de escola e vizinhos. Durante seu ritual de trabalho, Mãe Dináh afirmava não usar vela, carta, tarô, búzios ou qualquer jogo ou oráculo, utilizando como método somente olhar para a pessoa ou analisar o nome completo e a data de nascimento. Após adquirir fama com suas previsões na década de 90, teve uma passagem-relâmpago pela TV Gazeta e foi candidata a vereadora pela cidade de São Paulo em 1996 pelo PFL. Era convidada frequente de programas de variedades, como Superpop, Pânio e Mulheres, entre outros. Após isso, em 1996, ela teve muita exposição em programas de televisão, supostamente por ter previsto o acidente fatal dos Mamonas Assassinas. Também ficou conhecida por errar a previsão de Ayrton Senna, que, segundo ela, iria ganhar a corrida, mas acabou morrendo. Por causa do erro dessa previsão, foi estrela de um comercial da MTV, no qual ironizava seus próprios dons mediúnicos.
NASCIMENTO: 5 de dezembro de 1930 - São Paulo, Brasil. 
MORTE: 2 de maio de 2014 - São Paulo, Brasil. 
CAUSA DA MORTE: Falência múltipla dos órgãos devida a miastenia. 
OBS: Mãe Dináh foi internada no Hospital da Luz, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo. Ela tinha uma doença neuromuscular chamada miastenia e, por isso, usava medicações que diminuem a imunidade e fragilizam o organismo. Em função disso, a vidente desenvolveu problemas urinários e gastrointestinais e teve falência múltipla dos órgãos. Foi sepultada no Cemitério da Paz, no Morumbi, São Paulo.


MIASTENIA é um tipo de distúrbio autoimune. Um distúrbio autoimune ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente tecidos saudáveis. Em indivíduos com miastenia grave, o organismo produz anticorpos que impedem as células musculares de receber mensagens (neurotransmissores) da célula nervosa.