MORTE DE GISHIN FUNAKOSHI


NOME: Gishin Funakoshi (89 anos) 
QUEM FOI: Mestre japonês de Karatê. Apelidado de Shoto, foi o principal divulgador da arte marcial pelo arquipélago japonês. Deixou como legado, além do karatê mundialmente conhecido, dois estilos, Shotokan e Shotokai. Seu falecimento deu-se m 1957, evento depois do qual, apesar dos grandes esforços despendidos, marcou ainda mais a fragmentação de sua arte marcial. Em 1902, durante a visita de Shintaro Ogawa, que era então inspetor escolar da prefeitura de Kagoshima, à escola de Funakoshi em Okinawa, foi feita uma demonstração de te. Funakoshi impressionou bastante devido ao seu status de educador, ficando Ogawa tão entusiasmado que súbito escreveu um relatório ao Ministério da Educação elogiando as virtudes da arte. Foi então que o treinamento de karatê passou a ser oficialmente autorizado nas escolas. Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e a disciplina nas suas narrações durante essas demonstrações. Quando participava das exibições, gostava de executar o katá Kanku Dai, o maior de seu estilo, e talvez o mais representativo. 
NASCIMENTO: 1868 - Okinawa, Japão. 
MORTE: 26 de abril de 1957 - Okinawa, Japão. 
CAUSA DA MORTE: Câncer colorretal 
OBS: No fim da vida, Funakoshi sofreu também de osteoartrite. No seu túmulo está gravada sua célebre frase: Karate ni sente nashi. O monumento está localizado no Templo Engakuji na cidade de Kamakura, Japão.


CÂNCER COLORRETAL é uma neoplasia que se origina de qualquer porção do colón, reto ou canal anal. A doença começa na camada superficial do revestimento intestinal e com o tempo vai atingindo as camadas mais profundas.