MORTE DE IURI GAGARIN


NOME: Iuri Alekseievitch Gagarin (34 anos) 
QUEM FOI: Cosmonauta soviético e o primeiro homem a viajar pelo espaço, em 12 de abril de 19611, a bordo da Vostok 1. Ao olhar pela janela da nave, Gagarin constatou, fascinado: "A Terra é azul!". O astronauta era piloto militar graduado pela escola de Saratov em 1955 e pela unidade de treinamento de pilotos de caça Voroshilov Chkalovsk, em 1957. Serviu na frota de porta-aviões soviéticos, até ser selecionado como cosmonauta em 1960. Foi nomeado comandante do grupo em 1963. Gagarin viajou pelo mundo para divulgar o programa espacial soviético, visitando inclusive o Brasil e os Estados Unidos. 
NASCIMENTO: 9 de março de 1934 - Kluchino, União Soviética. 
MORTE: 27 de março de 1968 - Kirjatch, União Soviética. 
CAUSA DA MORTE: Acidente aéreo. 
OBS: Após ser desligado do programa espacial, Gagarin fora transferido para um centro de testes de aeronaves. Em 27 de março de 1968, durante um voo de treino de rotina em um caça MIG-15 sobre a localidade de Kirzhach, ele e o instrutor de voo Vladimir Seryogin morreram na queda do jato. Por muitos anos a verdadeira causa da morte de Gagarin foi escondida, mas, relatórios liberados posteriormente revelaram a verdadeira causa: "
De acordo com um relatório finalmente liberado pelo governo russo após insistentes pedidos,  um jato, o SU-15 estava previsto para ser testado naquele dia, mas ele deveria estar voando a uma altitude de 10 mil metros ou mais, mas estava no ar a 500 metros do chão, no mesmo momento e local em que Iuri voava. Foi uma violação dos procedimentos de voo. Depois que realizou a pós-combustão (necessária para levá-lo à velocidade supersônica) o avião (SU-15) passou perto de Gagarin, virando seu avião e assim jogando-o em parafuso, uma espiral, a uma velocidade de 750 km/h, levando o avião de Gagarin cair muito rapidamente.