MORTE DE ALEXANDRE III DA RÚSSIA

 

NOME: Alexander (49 anos) 
QUEM FOI: Imperador e Autocrata de todas as Rússias a partir do dia 13 de março de 1881 até à sua morte em 1894. Era casado com a princesa Maria Feodorovna que, ao converter-se à Igreja Ortodoxa Russa, passou a chamar-se Maria Feodorovna. Juntos tiveram seis filhos, entre os quais o último czar da Rússia, Nicolau II. Durante o seu reinado, Alexandre III nunca entrou em guerras. No entanto, não era um defensor da paz a qualquer preço. Acreditava apenas que a melhor forma de evitar uma guerra era estar bem preparado para ela. Apesar de não se esquecer da traição de Bismark à Rússia, preferiu não cortar completamente relações com a Alemanha e chegou mesmo a fazer parte da Liga dos Imperadores. 
NASCIMENTO: 10 de Março de 1845 - São Petersburgo, Império Russo. 
MORTE: 1 de Novembro de 1894 - Livadiya, Império Russo. 
CAUSA DA MORTE: Nefrite
OBS: Alexandre Uliánov – irmão mais velho de Lenin – ainda com 21 anos, um estudante em São Petersburgo, envolveu-se no grupo terrorista Pervomartovtsi e foi um dos cúmplices numa das muitas tentativas de assassinar o Czar Alexandre III da Rússia. Foi condenado à morte em 1887. Isto teria grandes conseqüências para o irmão que se radicalizaria nos anos seguintes. 


NEFRITE, também chamada nefroflegmasia (forma em desuso), consiste na inflamação dos rins, responsável por metade dos problemas renais.