MORTE DE WILLIAM HARVEY

 

NOME: William Harvey (79 anos)   
QUEM FOI: Médico britânico que pela primeira vez descreveu corretamente os detalhes do sistema circulatório do sangue ao ser bombeado por todo o corpo pelo coração. Suas descobertas sobre o
funcionamento do coração e a circulação do sangue pelas artérias e veias, revolucionaram a medicina. Em 1588, com dez anos, entrou para a King School. Aos 15 anos ingressa no Cains College, em Cambridge. A experiência de participar da dissecação de cadáveres de dois criminosos, despertou-lhe o interesse pelos estudos médicos. William Harvey ingressa na Universidade de Medicina, em Pádua, em 1597, famosa por ter tido como alunos Galileu e Vesálio. Depois de formado, vai para Londres, onde recebe licença para exercer a profissão. Foi admitido no Doutorado do Colégio dos Médicos da Universidade de Cambridge. Em 1607, torna-se Membro do Colégio e é nomeado médico do Hospital de São Bartolomeu. Em 1609, é nomeado professor de Anatomia e Cirurgia do Colégio Real.
NASCIMENTO: 1 de abril de 1578 - Folkestone, Inglaterra.
MORTE: 3 de junho de 1657 - Londres, Inglaterra.
CAUSA DA MORTE: Hemorragia cerebral.   
OBS: Harvey passou a sofrer de gota no fim da vida e devido a uma paralisia na língua, ficou impossibilitado de falar. Se comunicava com os parentes usando gestos. Seu corpo foi sepultado em Essex, Inglaterra.