MORTE DE SEBASTIÃO VASCONCELOS

NOME: Sebastião Vasconcelos Costa (86 anos)   
QUEM FOI: Ator brasileiro de televisão, teatro e cinema. era conhecido por ter participado de novelas como "Tieta" (1989-1990), na qual interpretou Zé Esteves, pai da protagonista (Beth Faria). Em "Mulheres de areia" (1993), ele foi o pescador Floriano, pai das gêmeas Ruth e Raquel (Glória Pires). Também na TV Globo, da qual foi contratado até 2004, Vasconcelos atuou mais recentemente como Felício em "Cabocla" (2004). No cinema, Sebastião Vasconcelos trabalhou em produções como "Índia, a filha do Sol", de Fábio Barreto, e com destaque em "Inocência" (1983), adaptação do romance homônimo escrito por Visconde de Taunay. O papel de Martinho Pereira lhe rendeu o troféu Candango de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília. No teatro, ganhou o prêmio Molière de melhor ator com a peça "Os emigrados", de Slawomir Mrozek.
NASCIMENTO: 21 de maio de 1927 - Pocinhos, PB, Brasil.
MORTE: 15 de julho de 2013 - Rio de Janeiro, Brasil.
CAUSA DA MORTE: Choque séptico.   
OBS: Vasconcelos estava internado no Hospital Israelita Albert Sabin (Hias), na Tijuca, na Zona Norte do Rio, em razão de uma pneumonia e chegou a ter uma parada cardiorrespiratória.  A causa-mortis como choque séptico foi dada pela assessoria do hospital. O ator foi cremado no Cemitério do Caju, Rio de Janeiro.


CHOQUE SÉPTICO ou septicemia, é uma infecção generalizada que se dá quando as bactérias, fungos ou vírus de uma infecção local chegam à corrente sanguínea, espalhando-se por todo o corpo, causando sintomas do choque. Seu tratamento é feito com a internação do paciente na UTI, uso de antibióticos e de medicamentos, para regularizar a função cardíaca e renal.O choque séptico provoca uma diminuição da pressão arterial, dificultando a chegada de sangue e de oxigênio no cérebro, coração, rins e outros órgãos. Isto leva à presença de sinais e sintomas como febre, dificuldade para respirar, pouca urina, inchaço e alterações da pressão sanguínea. Quando tratado a tempo, o choque séptico tem cura.