MORTE DE THÉOPHILE GAUTIER


NOME: Pierre Jules Théophile Gautier (61 anos) 
QUEM FOI: Escritor, poeta, jornalista e crítico literário francês. Ainda jovem, mudou-se para Paris. Seu desejo inicial era dedicar-se à pintura mas, influenciado por Victor Hugo, passou a interessar-se pela literatura (especialmente a poesia romântica). Vestindo sempre um colete vermelho e calças verdes, tornou-se personagem conhecida antes mesmo de alcançar a fama como escritor. Em 1830 publicou suas primeiras Poesias, nas quais demonstra habilidade na descrição precisa e colorida de objetos e paisagens. Ao contrário de outros românticos, Gautier não se manifestou ativamente em política. Sua obra compreende coletâneas de poesias. Foi amplamente valorizado por escritores como Balzac, Baudelaire, Irmãos Concourt, Flaubert, Proust e Oscar Wilde.
NASCIMENTO: 31 de agosto de 1811 - Tarbes, França.
MORTE: 23 de outubro de 1872 - Paris, França.
CAUSA DA MORTE: Doença coronária
OBS: Gautier adoeceu durante a guerra Franco-Prussiana e faleceu por consequência dessa doença cardíaca. Foi sepultado no Cemitério de Montmartre em Paris.


DOENÇA CORONÁRIA é caracterizada pelo estreitamento dos vasos que suprem o coração em decorrência do espessamento da camada interna da artéria devido ao acúmulo de placas.