MORTE DE LUÍS VII DA FRANÇA

 
NOME: Louis (60 anos) 
QUEM FOI: Cognominado o Jovem, foi rei dos Francos de 1137 até sua morte. Foi o sexto da chamada dinastia dos capetianos diretos. Filho de Luís VI de França e de Adelaide de Sabóia, era também um membro dos ramos reais dos francos carolíngios e bosonidas pela ascendência da sua mãe. Pai de Filipe Augusto, foi também o primeiro marido da célebre Leonor da Aquitânia. O seu reinado foi dominado por conflitos feudais, especialmente com os angevinos, e marcou o início da longa rivalidade entre a França e a Inglaterra. Também foi o período do início da construção da actual catedral de Notre-Dame de Paris e da desastrosa Segunda Cruzada.
NASCIMENTO: 1120 - França.
MORTE: 8 de Setembro de 1180 - Melun, França.
CAUSA DA MORTE: Caqueixa seguida de paralisia.
OBS: Foi sepultado no dia seguinte na abadia real de Saint-Port de Barbeau, que fundara próximo a Fontaine-le-Port, nas margens do rio Sena, entre Melun e Fontainebleau. 


CAQUEIXA é a perda de peso, atrofia muscular, fadiga, fraqueza e perda de apetite por alguém que não está a tentar perder peso, ou seja, uma desnutrição aguda. Pode ser um sinal médico de diversos distúrbios; quando um paciente apresenta caquexia, o médico geralmente considera a possibilidade de câncer, e algumas doenças infecciosas (como tuberculose, Aids, Leishmaniose Visceral, lesões da parte lateral do hipotálamo, intoxicação por mercúrio e alguns distúrbios autoimunes).