MORTE DE SAINT-SAËNS


NOME: Camille Saint-Saëns (86 anos) 
QUEM FOI: Compositor, pianista e organista francês. Ele é conhecido especialmente por O Carnaval dos Animais , Danse Macabre , Sansão e Dalila , Piano Concerto No. 2 , Cello Concerto No. 1 , Havanaise , Introdução e Rondo Capriccioso , e sua Sinfonia N º 3 (Órgão Symphony). Conhecia música profundamente, familiarizado com as obras dos grandes compositores europeus antigos e modernos. Possuía uma vasta e sólida cultura em filosofia, ciência e literatura. Em astronomia chegou a alcançar verdadeira autoridade.
Saint-Saëns gostava muito de viajar. Movido por impulsos súbitos, fazia excursões repentinas às partes mais distantes do planeta, dava-lhe prazer conhecer lugares exóticos.
Visitou a Espanha, as Canárias, o Ceilão, a Indochina, o Egito, esteve várias vezes na América. Deu concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo em 1899, com a colaboração de Luigi Chiafarelli, uma figura de destaque no ambiente musical brasileiro. Visitou também San Francisco na Califórnia.
NASCIMENTO: 9 de outubro de 1835 - Paris, França.
MORTE: 16 de dezembro de 1921 - Argel, Argélia.
CAUSA DA MORTE: Pneumonia.
OBS: Morreu na cama do hotel Hôtel de l'Oasis, na Argélia. Suas úlimas palavras foram: Acredito que agora chegou mesmo o meu fim, murmurou, e fechou os olhos para sempre. Já fazia tempo que este homem feliz desejava a morte secretamente. Seu corpo foi repatriado para Paris, honrado pelo funeral de Estado em La Madeleine , e enterrado no Cemitério de Montparnasse em Paris.


 Amostra de duas músicas de Saint-Saëns.