MORTE DE PÉRICLES


NOME: Péricles (66 anos) 
QUEM FOI: Estadista, orador e estratego (general) da Grécia Antiga, um dos principais líderes democráticos de Atenas e a maior personalidade política do século V a.C. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas - mais especificamente, durante o período entre as guerras Persas e do Peloponeso. Descendia, pela linhagem de sua mãe, dos Alcmeônidas, uma influente e poderosa família. Péricles transformou a Liga de Delos num verdadeiro império ateniense, e liderou seus compatriotas durante os dois primeiros anos da Guerra do Peloponeso. 
NASCIMENTO: c. 495 a.C. - Atenas, Grécia. 
MORTE: 429 a.C. - Atenas, Grécia. 
CAUSA DA MORTE: Tifo epidêmico. 
OBS: Péricles promoveu as artes e a literatura, num período em que Atenas tinha a reputação de ser o centro educacional e cultural do mundo da Grécia Antiga. 


TIFO EPIDÊMICO, coloquialmente referido simplesmente como Tifo, é uma doença epidémica transmitida por piolhos, parasitas comuns no corpo humano, e causado pela bactéria Rickettsia prowazekii. É transmitido pelo piolho humano do corpo Pediculus humanus corporis, (mais raramente pelo piolho dos cabelos), que os excretam nas suas fezes, invadindo o ser humano através de pequenas feridas invisíveis. O tifo indica também doenças infecciosas assinaladas por dores de cabeça, calafrio, febre, dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas que perseveram por duas ou três semanas. Está relacionada com a falta de higiene e pobreza.