MORTE DE NOSTRADAMUS


NOME: Michel de Nostredame (52 anos) 
QUEM FOI: Médico e vidente da Renascença que praticava a alquimia (como muitos dos médicos do século XVI). Ficou famoso por sua suposta capacidade de vidência. Sua obra mais famosa, As Profecias. Com todos os conhecimentos adquiridos através dos estudos, Nostradamus viajou ao sul da França para cuidar das vítimas da peste. A pandemia, também conhecida como Peste bubônica, provavelmente começou na Ásia no século 14 e se espalhou por toda a Europa, onde os surtos repetidos dizimaram as populações de vários países ao longo do século 17. Nostradamus revelou ser capaz de prever o futuro através de uma combinação de estudo astrológico e inspiração divina. Em 1550, ele publicou seu primeiro almanaque, que continha previsões gerais para cada mês do ano. O seu maior trabalho de profecias chamado de "As Centúrias" foi iniciado em 1554 e, em 1555 publicou sua primeira versão, a primeira centúria, uma séria de 10 partes de previsões a longo prazo. O trabalho foi dividido em 10 séculos, com cada século constituído de 100 quartetos proféticos ou quatro linhas de versos. Nostradamus geralmente tinha suas visões a noite, enquanto olhava para a água ou o fogo, às vezes auxiliado por estimulantes à base de plantas. A maioria dos versos escritos permite múltiplas interpretações. As combinações de vários idiomas diferentes escritos como enigmas, anagramas e epigramas são muito complexas e exigem um intérprete que contenha conhecimentos em vários áreas. Alguns trechos são tenebrosos, descrevem eventos específicos, localizações geográficas, configurações astrológicas, o que o tornou famoso em todo o mundo. A rainha francesa, Catherine de Médicis se consultava com Nostradamus e admirava o seu trabalho. Nostradamus previu a morte de seu marido, o rei Henrique II, fazendo com que sua fama se espalhasse ainda mais, atraindo seguidores de várias partes do mundo.
NASCIMENTO: 14 de novembro de 1503 - Saint-Rémy-de-Provence, França..
MORTE: 2 de julho de 1556 - Salon-de-Provence, França.
CAUSA DA MORTE: Hidropsia.
OBS: Nostradamus passou a sofrer de gota e artrose no fim da vida. Foi encontrado, como ele próprio predissera, morto, no banco que ele usava para ajudar o corpo, inchado e dolorido pela gota a subir para a cama.

HIDROPSIA é a acumulação anormal de fluido nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular. O termo pode ser usado como sinônimo de edema. Historicamente, hidropisia, como doença, designava a causa principal dos edemas generalizados, a saber, a insuficiência cardíaca congestiva. Diz-se "hidrópico" o indivíduo que sofre da doença.