MORTE DE NIETZSCHE


NOME: Friedrich Wilhelm Nietzsche (55 anos) 
QUEM FOI:  Filósofo alemão do século XIX.
Órfão de pai aos cinco anos, Nietzsche passou a sua infância em Naumburg, uma pequena cidade da Alemanha às margens do rio Saale, onde cresceu em companhia da mãe, tias e avó. Foi batizado como Friedrich Wilhelm em homenagem ao rei da Prússia. Mais tarde, o filósofo abandonou o nome do meio. Seu primeiro trabalho acadêmico conhecido foi "A Origem e Finalidade da Tragédia", que escreveu em 1871. Nesta época, começou a sua amizade com o compositor Richard Wagner. A casa de campo do músico, localizada nas imediações do lago de Lucerna, em Tribschen, serviu-lhe de refúgio e inspiração.
NASCIMENTO: 15 doutubro de 1844 - Röcken, Alemanha.
MORTE: 25 de agosto de 1900 - Weimar, Alemanha.
CAUSA DA MORTE: Demência fronto-temporal devida a uma neurossífilis.
OBS: Nietzsche tinha sofrido nos últimos anos um AVC e ficou internado, impossibilitado de falar. O diagnóstico inicial de sua morte foi a neurossífilis, mas estudiosos e pesquisadores da área da Medicina, chegaram a conclusões mais recentes sobre a Demência fronto-temporal.


DEMÊNCIA FRONTO-TEMPORAL (DFT) apresenta um quadro clínico de deterioração mental progressiva com afasia grave e distúrbios comportamentais associados à degeneração (atrofia) temporal esquerda ou fronto-temporal. Sua evolução é rápida, em geral, deteriora em um ano mas, por vezes, chegando a 5-10 anos.

NEUROSSÍFILLIS  ocorre quando o Treponema  pallidum,  bactéria que causa a Sífilis, invade o Sistema Nervoso Central, geralmente em pacientes não tratados  após um período entre 10 a 20 anos após a Sífilis primária. mas tem casos que os sintomas da doença ocorrem depois de 30 anos.