EXPERIMENTE O INSTAGRAM E FANPAGE @CAPSULAHISTORICA

MORTE DE MARTINHO LUTERO


NOME: Martin Luther (62 anos) 
QUEM FOI: Sacerdote agostiniano e professor de teologia alemão figura central da Reforma Protestante. Seus pais, de origem camponesa, aspiravam dar ao filho uma educação aprimorada, fazendo-o advogado. Lutero estudou em várias cidades e ingressou, em 1501, na Universidade de Erfurt, onde estudou os clássicos latinos, bacharelando-se em artes, lógica, retórica, física e filosofia. Dois anos depois, concluía seu mestrado em matemática, metafísica e ética. Lutero destacou-se na vida monástica, sendo ordenado sacerdote em 1507. Em 1508 foi para Wittemberg, onde se bacharelou em teologia um ano depois. De fins de 1510 a princípios de 1511 permaneceu em Roma para tratar de assuntos de sua ordem, e ali sentiu-se chocado com o secularismo da Igreja e o baixo nível moral da cidade. O pensamento de Lutero centralizava-se em alguns pontos que viriam a ser os princípios da reforma protestante: o sacerdócio universal dos crentes, a justificação pela fé, a autoridade exclusiva da Bíblia em questões de fé, a pessoa salvadora de Cristo. Só admitia dois sacramentos - o batismo e a eucaristia.

NASCIMENTO: 10 de novembro de 1483 - Eisleben, Alemanha.
MORTE:  18 de fevereiro de 1546 - Eisleben, Alemanha.
CAUSA DA MORTE: Apoplexia.
OBS: A causa da morte de Lutero até hoje é debatida por pesquisadores. Enquanto alguns defendem a tese de morte natural, Lutero foi examinado por dois médicos, até o dia de sua morte. Um afirma que ele morreu de ataque de apoplexia (hoje seria o AVC) e o outro defende que ele morreu de Angina pulmonar.

APOPLEXIA é uma afecção cerebral que surge inesperadamente, acompanhada da privação do uso dos sentidos e/ou da suspensão dos movimentos; em outras palavras, serve como designação genérica para afecções produzidas pela formação rápida de um derrame sanguíneo ou acidente oclusivo no interior de um órgão. Os sintomas e sinais podem variar desde uma simples cefaleia até um quadro mais grave, podendo levar à morte.