EXPERIMENTE O INSTAGRAM E FANPAGE @CAPSULAHISTORICA

MORTE DE MARGARET MEAD


NOME: Margaret Mead (76 anos) 
QUEM FOI:
Antropóloga cultural norte-americana, que se tornou uma escritora e requisitada palestrante de destaque nos meios de comunicação ao longo dos anos 1960 e 1970.
NASCIMENTO: 16 de dezembro de 1901 - Filadélfia, EUA.
MORTE:
 
15 de novembro de 1978 - Nova York, EUA. Além de uma pesquisa de campo (1925), sobre a adolescência em Samoa, estudou os povos ágrafos da Oceania e complexas sociedades contemporâneas e foi pioneira na utilização da fotografia para documentação de pesquisa etnográfica. Seu interesse concentrou-se em vários aspectos da psicologia e da cultura, inclusive a infância e a adolescência, o condicionamento cultural do comportamento sexual, o caráter nacional e a mudança cultural.
CAUSA DA MORTE: Câncer de pâncreas.
OBS: Ela passou seus últimos anos em estreita colaboração pessoal e profissional com a antropóloga Rhoda Metraux , com quem viveu de 1955 até sua morte em 1978. Cartas entre as duas publicadas em 2006, com a permissão da filha de Mead expressa claramente uma relação romântica. Seu corpo está enterrado na Igreja Episcopal da trindade, em Buckihgham, na Pennsylvânia.