MORTE DE ÉDOUARD MANET



NOME: Édouard Manet (51 anos) 
QUEM FOI: Pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Nascido em uma família burguesa, Manet cresceu com todos os privilégios de boa saúde e educação, mas escolheu tornar-se um artista em vez de seguir os passos do pai e do avô no Direito. Manet pode ser considerado como o último representante da tradição e o primeiro entre os modernos na pintura francesa. Pertence à tradição pelo seu apego aos mestres do passado, cuja lição recria em várias obras, e também pela insistência em procurar o reconhecimento oficial. E é o primeiro entre os modernos por exprimir uma nova concepção da realidade e de sua representação por meio da arte.
NASCIMENTO: 23 de janeiro de 1832 - Paris, França..
MORTE: 30 de abril de 1883 - Paris, França.
CAUSA DA MORTE: Gangrena.
OBS: Manet contraiu sífilis o que lhe causou muitas dores e paralisia parcial. Foi submetido a amputação da perna esquerda; gerou uma gangrena e Manet não resistiu. Está sepultado no cemitério de Passy em Paris.


GANGRENA é a necrose , maior ou menor, de um parte do corpo. A gangrena seca manifesta-se nas extremidades dos membros; a gangrena úmida,pode ser observada em qualquer parte do corpo. Ocorre pela insuficiência circulatória na região afetada.