MORTE DE CARL SAGAN


NOME: Carl Edward Sagan (62 anos) 
QUEM FOI: Cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo e do uso do método científico, promoveu a busca por inteligência extraterrestre através do projeto SETI e instituiu o envio de mensagens a bordo de sondas espaciais, destinados a informar possíveis civilizações extraterrestres sobre a existência humana. Mediante suas observações da atmosfera de Vênus, foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária. Também fundou a organização não-governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da ciência exobiologia.

NASCIMENTO: 9 de novembro de 1934 - Nova York, EUA.
MORTE: 20 de dezembro de 1996 - Seattle, EUA.
CAUSA DA MORTE: Pneumonia devida a uma mielodisplasia.
OBS: Sagan chegou a fazer três transplantes de medula óssea. Ele foi sepultado em Lakeview Cemetery em Ithaca, Nova York. 

MIELODISPLASIA ou Síndrome mielodisplástica (SMD) é um grupo de doenças originadas pelo mal funcionamento da medula óssea, que leva a uma produção insuficiente ou inadequada de células sanguíneas saudáveis.