MORTE DE ERATÓSTENES DE CIRENE


NOME: Eratóstenes (c. 80 anos) 
QUEM FOI: Matemático, filósofo, astrônomo e geógrafo grego. Foi criado em Cirene, cidade grega ao norte da África. Estudou em Alexandria, no Egito, e depois em Atenas, retornando a Alexandria em 255 a.C., onde se estabeleceu. Eratóstenes escreveu sobre matemática, astronomia, geografia, história e fez críticas literárias. Com tantos escritos importantes, seu nome era a escolha óbvia para a administração da biblioteca de Alexandria, cargo que aceitou em 240 a.C. Naquela época, Ptolomeu III governava Alexandria e partes do Egito e ordenou que todos os navios e caravanas fossem revistados em busca de livros, mapas ou documentos interessantes para serem copiados. A biblioteca de Alexandria se tornou fonte dos vastos conhecimentos do mundo antigo.
NASCIMENTO: c. 274 a.C. - Cirene, Grécia.
MORTE: 194 a.C. - Alexandria, Egito.
CAUSA DA MORTE: Desnutrição.
OBS: Eratóstenes, que era chamado de "Beta" pelos gregos, escreveu obras filosóficas, poemas, histórias, muitos diálogos e trabalhos sobre gramática. É tido também como o fundador da disciplina Geografia. Foi o primeiro a medir o raio (diâmetro) da terra.
Eratóstenes se deixou morrer de fome por volta dos 80 anos de idade. Diminuiu bastante a quantidade de alimnentação diária e foi enfraquecendo, até morrer de debilidade e desnutrição.