NOME: João (55 anos)
QUEM FOI: Décimo quinto Rei de Portugal, cognominado O Piedoso ou O Pio pela sua devoção religiosa. Filho do rei Manuel I de Portugal, sucedeu-lhe em 1521, aos 19 anos. Herdou um império vastíssimo e disperso, nas ilhas atlânticas, costas ocidental e oriental de África, Índia, Malásia, Ilhas do Pacífico, China e Brasil. Continuou a política centralizadora do seu pai. Durante o seu reinado foi obrigado a negociar as Molucas com Espanha, no tratado de Saragoça, adquiriu novas colônias na Ásia - Chalé, Diu, Bombaim, Baçaim e Macau e um grupo de portugueses chegou pela primeira vez ao Japão em 1543, estendendo a presença portuguesa de Lisboa até Nagasaki. Psicologicamente, foram características pessoais sua enorme bondade, a
lentidão na tomada de decisões, a dissimulação no relacionamento com os
súditos ou como arma diplomática, a piedade (recebeu do papa em dezembro
de 1525 a 'rosa de ouro'). Filho de um gênio político, Dom Manuel I de Portugal, foi neto de dois outros, os Reis Católicos de Espanha.
NASCIMENTO: 6 de Junho de 1502 - Lisboa, Portugal.
MORTE: 11 de Junho de 1557 - Lisboa, Portugal.
CAUSA DA MORTE: Apoplexia.
OBS: Adoeceu após 1550 e teve grave doença perigosa em 1555. Morreu dois anos depois de acidente vascular cerebral, ou apoplexia, em Lisboa, estando sepultado no Mosteiro dos Jerônimos.
APOPLEXIA é o antigo nome dado ao derrame cerebral.